O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou que o esporte é um elemento transformador na sociedade. A declaração foi feita durante participação no programa JBR Entrevista. No programa, o parlamentar fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal, com destaque para sua atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis que fortaleceram o esporte amador e profissional na capital.
Júlio Cesar Ribeiro está no terceiro mandato. Começou a trajetória em Brasília em 2012, como Secretário de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. Suas principais bandeiras são a defesa da família e o esporte. Ele é membro da Frente Parlamentar Evangélica.
O deputado contou que, ao assumir a Secretaria de Esporte, percebeu que o foco era quase exclusivamente o futebol. Passou a incentivar outras modalidades, como as artes marciais. Ele disse que acabou com brigas institucionais entre federações e associações e passou a valorizar o atleta.
Segundo ele, o programa Compete Brasília, que começou como uma ideia na secretaria e foi transformado em lei na Câmara Legislativa, atendia cem atletas por ano e hoje atende mais de 5 mil. Também foi estendido o Bolsa Atleta para a categoria Paralímpica.
Júlio Cesar lembrou que, como distrital, aprovou uma Lei de Incentivo ao Esporte local. A lei ficou quatro anos parada e foi regulamentada em 2023, quando ele voltou a ser Secretário de Esporte. Empresas como BRB e Neoenergia já investem pelo mecanismo.
O parlamentar citou o atleta Caio Bonfim, que recebeu apoio da secretaria e conquistou medalha olímpica e título mundial. Ele também destacou que os Centros Olímpicos passaram de três para 12, com o 13º em construção no Paranoá. O projeto Futuro Campeão foi criado para formar atletas de alto rendimento.
Júlio Cesar afirmou que ajuda cerca de 60 instituições com emendas parlamentares. Ele pede que elas criem projetos esportivos gratuitos e exijam que os jovens estejam matriculados na escola. Disse que, dos oito deputados federais da bancada do DF, só ele atua prioritariamente com essa bandeira.
Atuação no Congresso e cenário político
O deputado destacou a aprovação de uma nova Lei de Incentivo ao Esporte Nacional, de sua autoria, que tornou o mecanismo perene. A lei foi aprovada após o governo federal ter encerrado o ciclo anterior por falta de recursos. Ele também foi relator do projeto que cria a Universidade do Esporte, já aprovado na Câmara e em análise no Senado.
Sobre o cenário eleitoral de 2026, Júlio Cesar disse que o Republicanos cresceu no país. O partido passou de oito deputados federais em 2011 para 41 em 2022 e elegeu Tarcísio de Freitas governador de São Paulo. A meta nacional é ultrapassar 50 deputados federais. No DF, a meta é eleger dois ou três federais e três distritais.
O parlamentar afirmou que se posiciona à direita. Sobre a relação entre o ex-governador Ibaneis Rocha e a governadora Celina Leão, ele disse que é cedo para declarações e que acredita em um entendimento. Sobre a polarização no Congresso, ele disse que o Brasil sofre retrocessos com o atual governo federal.
Júlio Cesar criticou a interferência do Poder Judiciário nas decisões do Congresso. Ele citou a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal. Para ele, o rito democrático deve ser respeitado e a lei, cumprida. Disse que o Judiciário precisa fazer um gesto de recuo para cessar as interferências nas decisões do Legislativo.
